Psicoterapia ou terapia como é chamada informalmente, é uma prática executada por um psicólogo clínico capacitado e registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Consiste em uma série de técnicas e métodos psicológicos comprovados cientificamente, que buscam lidar com as dificuldades da existência, em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como: transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, traumas, crises existenciais, conflitos interpessoais, estados de sofrimento ou quaisquer dificuldades psicológicas que o ser humano possa vir a desenvolver durante a vida.
Para o Conselho Federal de Psicologia na Resolução 10/2000, a psicoterapia constitui em uma “técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidas pela ciência, pela prática e pela ética profissional.”.
Além disso, a psicoterapia proporciona crescimento, amadurecimento, autoconhecimento, mudança de crenças e padrões estereotipados de funcionamento, reestabelecendo a criatividade e espontaneidade de cada ser. Através da condução do tratamento adequado, é possível restabelecer a saúde emocional do paciente e promover seu bem-estar.
Algumas pessoas acreditam que a psicoterapia se trata de falar com um estranho sobre nossas questões pessoais, como se fosse somente um desabafo, e que isso poderíamos fazer com um amigo. No entanto, isso é um dos preconceitos relacionados a profissão, pois diferente de um desabafo com um amigo, o atendimento psicológico busca fazer uma escuta sem julgamentos, de maneira respeitosa e sigilosa. Proporcionando uma escuta atenta, buscando compreender o que acontece com a pessoa e usando técnicas para ajudá-la a superar o problema, promover o crescimento pessoal e cura de determinados sintomas. Outro preconceito sobre esse trabalho é que a busca por ajuda psicológica significa que a pessoa é “louca”. Quem já ouviu alguém dizendo: “psicólogo é coisa para gente louca”?.
Entendemos que o conceito de loucura está sendo usado de maneira inadequada, cheia de estigmas e preconceitos. A doença mental também carrega consigo esses estigmas, por isso muitas pessoas sentem-se envergonhadas de falar de suas dores emocionais e por isso resistem a buscar ajuda, causando piora no quadro da doença. O tratamento psicológico serve para todas as pessoas, desde quem busca a resolução de um conflito situacional, autoconhecimento, a pessoas que buscam por saúde mental e tratamento de sintomas e transtornos mentais. Isso não faz de ninguém “louco”, e sim demonstra a capacidade de a pessoa perceber suas limitações e buscar ajuda. Atualmente, sabemos da importância da saúde mental e é por isso, que precisamos nos cuidar.